Os direitos da mulher no Islam
 


Quais são os direitos da mulher no Islam como ser humano, esposa e membro da sociedade? A muçulmana pode ensinar religião? É verdade que as mulheres lutaram nas guerras no durante o período inicial do Islam?

R - Esta resposta daria um livro, mas eu vou tentar ser breve. Como ser humano a muçulmana é considerada espiritualmente igual ao homem. No Islam a mulher nunca foi considerada culpada pela "queda do homem" e nunca foi colocado em dúvida se ela tinha alma ou não .

Os homens e mulheres tem as mesmas responsabilidades religiosas e morais. Como esposa ela tem, em primeiro lugar, o direito de aceitar ou rejeitar uma proposta de casamento.

Embora o homem seja responsável por sua manutenção e proteção e pela liderança familiar, esta liderança deve ser exercida com base na consulta mútua e no carinho.


 
  Os papéis masculinos e femininos são considerados complementares e não requer subserviência do lado da mulher. Como membro da sociedade ela tem direito à educação, a adquirir e administrar propriedades através de herança ou trabalho remunerado.

Sim, as mulheres participaram das guerras. Suas funções eram principalmente de assistentes e enfermeiras, mas existiram muitos casos onde mulheres lutaram no campo de batalha lado a lado com os homens.