O Alcorão Sagrado
 
 

O Alcorão é a maior dádiva de Deus à humanidade e a sua sabedoria é de uma espécie única, exposto, em termos breves, o propósito do Livro consiste em ser o recepitor das revelações divinas, o qual restaura a eterna verdade de Deus, como guia da humanidade no caminho certo.

O Alcorão é a palavra de Deus revelada ao Profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), através do Arcanjo Gabriel (que a Paz esteja com Ele), a qual ultapassa a imaginação humana para se produzir uma obra desta grandeza.

Os contemporâneos de Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), foram, sem dúvida, os maiores mestre da língua árabe com motivos para produzir um texto sem rival.

 

 


 
 

Mas eles não poderiam produzir nada como o Alcorão, em conteúdo e estilo, Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), não tinha preparação escolar formal, mas não fez segredo disso, o seu maior crédito era que sendo iletrado, viveu entre povo iletrado para ensinar a humanidade inteira, a verdadeira Mensagem de Deus para toda à humanidade. Este é o primeiro fato acerca do Alcorão ou seja a palavra de Deus.

A palavra Alcorão na língua árabe significa leitura, recitação e foi definida pelos sábios como sendo a palavra de Deus revelada ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele), que tem na sua recitação uma forma de adoração, iniciado pela surata da Abertura e encerrado pela surata dos Humanos, um milagre no seu texto e no seu significado e passado para nós através de gerações.

O Alcorão é dividido em 114 suratas e é formado de um total de 6.342 versículos, 77.930 palavras e 323.670 letras.

O Alcorão teve duas descidas, a primeira se deu na noite do decreto, diz Deus o Altíssimo

"Pelo Livro lúcido. Nós o revelamos durante uma noite bendita, pois somos Admoestador" (Alcorão Sagrado 44:2 e 3)

"O mês do Ramadan foi o mês em que foi revelado o Alcorão, orientação para a humanidade e evidência de orientação e Discernimento." (Alcorão Sagrado 2:185)
e diz ainda:
"Sabei que o revelamos (o Alcorão ), na Noite do Decreto." (Alcorão Sagrado 97:1)

Já a segunda descida que se deu do primeiro céu até a terra foi feita por intermédio do anjo Gabriel e foi feita em partes. O Alcorão foi revelado ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) durante 23 anos no decorrer dos quais os versículos eram revelados.

Os primeiros versículos revelados foram:
" Lê, em nome do teu Senhor Que criou; Criou o homem de algo que se agarra. Lê, que o teu Senhor é Generosíssimo, Que ensinou através do cálamo, Ensinou ao homem o que este não sabia." (Alcorão Sagrado 96:1 à 5 )

E isto se deu no dia 17 de Ramadan quando o profeta tinha 40 anos e o último versículo a ser revelado foi:
" E temei o dia em que retornareis a Deus, e em que cada alma receberá o seu merecido, sem ser defraudada." (Alcorão Sagrado 2:281 )

E se deu a sua revelação 9 noites antes do falecimento do profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele).

Já o versículo:
" Hoje, completei a religião para vós; tenho vos agraciado generosamente, e vos aponto o Islam por religião." (Alcorão Sagrado 5:3 )
Foi o último versículo referente as leis a ser revelado.

O Alcorão foi revelado por Deus, ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) através do anjo Gabriel, ao profeta Muhammad (que a Paz e a Bênção de Deus estejam sobre ele) só coube receber, preservar e transmitir essa mensagem para as pessoas e explicar o que necessitava de explicação. Diz Deus o Altíssimo:

" Certamente ( este Alcorão ), é uma revelação do Senhor dos mundos. Com ele desceu o Espírito Fiel, Para o teu coração, para que sejas um dos admoestadores, Em elucidativa língua árabe." (Alcorão Sagrado 26:192 à 195 )

e diz:
" E a ti revelamos a Mensagem, para que elucides os humanos, a respeito do que foi revelado, para que meditem." (Alcorão Sagrado 16:44 ).

E é essa particularidade a diferença entre o Alcorão e as tradições do profeta visto nas tradições os significados serem de Deus e o texto do profeta, diz Deus o Altíssimo:

" Nem fala por capricho. Isso não é senão a revelação que lhe foi revelada." (Alcorão Sagrado 53:3 e 4 ).

O Alcorão foi revelado na língua árabe e como dissemos anteriormente o seu texto e o seu significado vem de Deus, por isso qualquer explicação que venha a ser feita a cerca de um ou mais versículos na língua árabe não é considerado Alcorão e sim é chamado de Tafisir ( exegese ).

Outra particularidade do Alcorão é a facilidade, Deus facilitou a sua recitação, a sua memorização, o seu entendimento e a pratica dos seus ensinamentos, diz Deus o Altíssimo:

" Em verdade, facilitamos o Alcorão, para a admoestação."

" Em verdade, facilitamos o Alcorão para a recordação." (Alcorão Sagrado 54:17 e 22 )

e diz:
" Em verdade, temos-te facilitado (o Alcorão) em tua língua para que meditem."(Alcorão Sagrado 44:58 )